Dissertação - Artefato metodológico de autoria aplicado aos mundos virtuais para educação

Autor: Leander Cordeiro de Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Atualmente a utilização de Mundos Virtuais tem presença em diversas pesquisas acadêmicas. São estudadas aplicações para este tipo de ambiente em diferentes áreas, como na industrial, no entretenimento, em simulações e também com objetivos educacionais. Estes ambientes são constituídos por mundos virtuais tridimensionais, com a representação dos atores por meio de avatares que proveem a sensação de imersão (estas características caracterizam um metaverso). Esta pesquisa pretendeu buscar métodos que facilitem e permitam uma maior disseminação da utilização de conteúdos por meio de ambientes que possuam esta natureza. Um ponto observado durante o desenvolvimento da pesquisa foi a necessidade de uma atenção especial acerca dos caminhos que o avatar deve percorrer para obter êxito no processo educacional, uma vez que este tipo de ambiente tem como característica intrínseca a não linearidade. Desta forma, tem-se como principal objetivo deste estudo o desenvolvimento de um artefato metodológico para guiar e dar suporte a autoria de Mundos Virtuais aplicados a Educação. Este artefato está composto de 4 etapas, sendo que a primeira delas contempla a roteirização e planejamento do mundo virtual que tenta contornar a problemática citada anteriormente. Com este desenvolvimento e a posterior socialização do artefato, puderam ser consideradas questões como praticidade de uso, efetividade, acesso e abrangência do artefato. Os participantes dos testes responderam de maneira positiva aos desenvolvimentos, o que validou a pesquisa. A partir dos dados coletados com a socialização do artefato, por meio de instrumento de consulta respondido pelos participantes, considerou-se que o artefato cumpriu seu objetivo no desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados desta pesquisa levaram em consideração valores tanto quantitativos, como qualitativos, para que as percepções dos utilizadores pudessem ser melhor compreendidas e representadas com estas análises. O envolvimento do utilizador no processo de desenvolvimento do artefato resultou em melhorias e modificações para uma versão atualizada do artefato metodológico proposto e permitiu aos multiusuários uma maior apropriação da tecnologia debatida.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Ciência da computaçãoEducaçãoInformática na educaçãoDesign de interaçãoAmbiente virtualMundo virtualAutor