Dissertação - Desenvolvimento de um sensor optoeletrônico para detecção e classificação de mosca-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em tempo real para uso em armadilhas inteligentes

Autor: Fabiano Sandrini Moraes (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sensor optoeletrônico para ser utilizado na detecção e classificação das moscas-das-frutas Anastrepha fraterculus e Ceratitis capitata em tempo real para ser utilizado em uma armadilha inteligente. Uma revisão bibliográfica foi realizada buscando os fundamentos teóricos e o estado da arte do tema. Com base no estudo realizado foi projetado e construído o protótipo de um sensor para ser utilizado em uma armadilha inteligente. O protótipo desenvolvido foi testado e ajustado com um simulador de batimento de asas desenvolvido especificamente para este trabalho. Após os ajustes experimentos de laboratório foram conduzidos para verificar e comprovar o funcionamento do sensor com as moscas-das-frutas. Os ensaios experimentais produziram sinais amostrados em 16 bits a taxa de 192 ksamples gerando um dataset que é um dos resultados do trabalho. Foram estudas e avaliadas à técnica do limiar em amplitude (RMS) para detecção da passagem do inseto pelo sensor e as técnicas da autocorrelação e transformada de Fourier para a realização da extração de características do sinal do batimento de asas das moscas-das-frutas. Os resultados obtidos demonstram que é possível detectara passagem das espécies de moscas-das-frutas Anastrepha fraterculus e Ceratitis capitata com o uso do RMS e o discernimento delas através do sinal capturado do batimento de asas. Sendo considerada a frequência fundamental obtido pela técnica da autocorrelação o melhor método e que os melhores resultados são obtidos com ouso conjunto das técnicas da autocorrelação e FFT.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia de computaçãoSensor optoeletrônicoMosca-das-frutasCeratitis capitataAnastrepha fraterculusAgricultura de precisãoControle de pragasInsetos (Classificação)