Dissertação - Diagnóstico da institucionalização da modalidade EaD na FURG baseado em modelagem de processos

Autor: Everton da Silva Felix (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação visa diagnosticar a dimensão do estágio de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram investigados e modelados três domínios de processos: institucionais, metodológicos e administrativos. Foram realizadas entrevistas com servidores e profissionais que atuam com a modalidade para identificação dos principais processos da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG. Os processos foram analisados através de modelos gerados com UML (Unified Modeling Language) e S-BPM (Subject-oriented Business Process Management). Depois de modelados e analisados os processos da SEaD, e embasado na bibliografia, percebeu-se que a modalidade na FURG encontra-se no estágio de semi-instituicionalização. Com a analise, alcançou-se os processos envolvidos e cursos EaD na instituição que carecem de institucionalização. Por fim, fez-se uma proposta de estrutura para que a SEaD aperfeiçoe a institucionalização dos processos, e amplie a formação tecnológica para educação e a produção de materiais educacionais digitais.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia de computaçãoEducação a distânciaInstitucionalizaçãoModelagem de processosUMLS-BPMUniversidade Federal do Rio Grande (UFRN)