Dissertação - Modelo de avaliação formativa de aprendizagem com gamificação na ferramenta Moodle : um estudo de caso para o ensino de engenharia

Autor: Marcos Ceron Gonçalves (Currículo Lattes)

Resumo

O desenvolvimento de metodologias capazes de buscar e aperfeiçoar a motivação e o engajamento de estudantes nos ambientes de ensino vem ganhando atenção especial de autores da área educacional nos últimos anos. A aplicação de técnicas baseadas nos conceitos de jogos - a gamificação - emergiu como forma de responder a esses anseios, sendo aplicada em diversas categorias, em especial na área da educação, seja na modalidade presencial ou a distância. Particularmente, o ensino de disciplinas e cursos de engenharias é um campo em que a possibilidade da utilização das tecnologias que permitem a abordagem gamificada é capaz de trazer resultados positivos. Outro ponto que gera reflexão diz respeito às metodologias de avaliação da aprendizagem. Contrapondo a visão tradicional de definir a avaliação como tarefa quantitativa e classificatória, surge a ideia de tratá-la como uma função contínua que valorize a construção da aprendizagem como processo, conceito que foi definido como avaliação formativa. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de avaliação da aprendizagem baseado nas técnicas de gamificação alinhado às concepções de avaliação formativa, testado em uma disciplina de engenharia. Para atingir o objetivo, primeiramente foi feito um mapeamento sistemático da literatura na seguinte sequência de temas: gamificação, gamificação aplicada ao ensino de engenharia, conceitos sobre a avaliação da aprendizagem na educação e metodologias gamificadas aplicadas para a avaliação. A partir da análise, foi concebida a ideia da aplicação voltada ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle no qual um grupo de doze voluntários, estudantes de Engenharia de Computação, foi dividido em: grupo controle, que realizou os exercícios utilizando a forma padrão da disciplina; e grupo experimental, que utilizou o modelo elaborado nesta pesquisa. Os resultados foram obtidos sob duas perspectivas: qualitativa e quantitativa; essa analisou o desempenho dos estudantes nas tarefas comparando as pontuações alcançadas por cada um dos grupos; aquela, por sua vez, mensurou o impacto e a aceitação da ferramenta proposta como facilitadora da avaliação da aprendizagem. Ao final foi possível inferir que os estudantes que participaram do experimento com o modelo gamificado obtiveram melhores resultados em relação ao grupo de controle bem como que a experiência da aplicação do modelo de avaliação formativa gamificado contribui para a aprendizagem no contexto específico em que foi apresentada.

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Palavras-chave: EducaçãoEngenharia de computaçãoEnsino de engenhariaEnsino e aprendizagemAvaliação da aprendizagemAmbientes de aprendizagemGamificação