Dissertação - C3SIM : proposta de um ambiente educacional 3d portátil para o uso no ensino básico

Autor: Richard Nunes Machado (Currículo Lattes)

Resumo

O cotidiano da sociedade contemporânea está em constante evolução tecnológica, devido aos dispositivos e softwares e os alunos, em geral, fazem parte de uma geração que passa grande parte do seu dia conectada, porém, a maioria das escolas ainda seguem o modelo tradicional de ensino. De acordo com números disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) as escolas têm apresentado dificuldades no uso de métodos e técnicas para ensino e aprendizagem, acarretando números alarmantes de índices em reprovação tanto nos anos finais do ensino básico como no ensino médio. Este trabalho não tem por objetivo criticar ou desprestigiar o modelo tradicional, mas sim, auxiliá-lo com a proposta da utilização de um ambiente imersivo tridimensional nos anos finais do ensino básico. No desenvolvimento deste trabalho a sociedade como um todo até o presente momento é vítima de um vírus chamado SARS-COV-2 ou popularmente conhecido como COVID-19 que se espalhou pelo mundo todo fazendo milhares de vítimas, tornando este trabalho uma ferramenta que visa ser um auxílio para os alunos das escolas de ensino básico, principalmente neste momento. Sendo assim foi pesquisado sobre mundos virtuais 3d, sendo escolhido o OpenSimulator o qual é um metaverso de código livre que permite uma imersão do aluno em um ambiente tridimensional em forma de um avatar permitindo que esse avatar desenvolva atividades e crie o seu próprio ambiente de trabalho. Em um segundo momento ao estudar e testar qual servidor seria o mais indicado a se usar e visto que as escolas do ensino público possuem um perfil socioeconômico baixo, foi escolhido o SimonaStick o qual possui um servidor que permite que o ambiente seja acessado por meio de um modelo portátil como um Universal Serial Bus (USB) ou Compact Disc (CD). Após essa etapa foi feito um estudo sobre qual a tecnologia a ser utilizada para a visualização do ambiente, sendo escolhido o Singularity, pois o mesmo se adequa a todas as especificações requeridas pelo OpenSim e de acordo com o próprio OpenSim ele é o que melhor atende as suas funcionalidades. Durante a escolha foi possível notar que a instalação do sistema necessita de conhecimentos de programação, como a configuração via prompt de comando, com isso apresenta-se a proposta de aplicação do C3SIM na qual embarca as três aplicações em um único arquivo executável, possibilitando o acesso de maneira facilitada. O C3SIM ainda possuirá um mundo virtual contendo recursos que abrangerá situações problemas vinculados à disciplina de matemática. Para a validação do ambiente, foi feita uma apresentação aos especialistas do grupo de pesquisa do EaD-Tec na qual que aprovaram o uso da ferramenta visto que esta permite articular os conceitos do modelo de ensino atrelado a tecnologia possibilitando a imersão dos alunos em um metaverso de modelo construtivista, em que o mesmo possa aprender com suas experiências, envolvendo-se nas situações problemas dispostas no ambiente, as quais acredita-se que possa acarretar em um ganho no ensino e aprendizagem dos mesmos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Tecnologia da informaçãoEnsinoEnsino básicoEducaçãoSimonaStickOpenSimulatorAnos finais