Dissertação - Interface cérebro-computador integrada a um jogo sério para o treinamento da atenção

Autor: Giulia Tondin Monteiro (Currículo Lattes)

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de neurodesenvolvimento, seus sintomas manifestam-se desde a infância, principalmente nas funções cognitivas das diferentes categorias de atenção, como a manutenção e autorregulação das mesmas. As dificuldades de concentração enfrentadas pela população com esse transtorno podem afetar diretamente sua adaptação e o seu funcionamento social, acadêmico e/ou laboral. Através de uma abordagem psicoterapêutica, com o auxílio de ferramentas tecnológicas, podem ser estabelecidas estratégias para lidar com os sintomas do TDAH, atuando como treinamentos cognitivos para atenuação dos mesmos. Nesse contexto, o presente trabalho busca desenvolver um Jogo Sério aliado a Interface Cérebro-Computador (ICC) que seja capaz de identificar o estado mental de atenção da pessoa jogadora e aplicá-lo em forma de controle para o jogo. A partir da validação da eficácia do controle com base nos níveis de atenção, busca-se possibilitar o treinamento de habilidades de autorregulação e sustentação da atenção. O jogo desenvolvido conta com uma atividade principal baseada em jogos do estilo ``corrida infinita'', onde a velocidade do personagem é controlada a partir do estado mental de atenção. Além disso, possui duas atividades complementares, sendo uma de concentração e outra de relaxamento. A partir dos testes, foram investigadas a adequação do equipamento de ICC na classificação do nível de atenção em diferentes pessoas usuárias e a capacidade do jogo de aumentar o nível de atenção da pessoa jogadora ao longo de sua utilização. Com base nos resultados obtidos, foi possível validar a eficácia do jogo aliado ao dispositivo ICC em identificar e aplicar o estado mental de atenção no controle do jogo, além de confirmar o seu potencial para o aprimoramento das habilidades de atenção, sendo uma solução acessível, capaz de engajar e estimular. Trabalhos futuros envolvem a aplicação de mais sessões de testes, para um maior acompanhamento do aprimoramento da atenção através do jogo, além da validação do sistema com pessoas diagnosticadas com TDAH.

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Palavras-chave: Ciência da computaçãoTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeNeurofeedbackInterface cérebro-computadorJogos sérios