Dissertação - Aplicação para o problema de roteamento de veículos na entrega Last Mile baseada em algoritmos tradicionais e Benchmark Loggi BUD

Autor: Patricia Almeida da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Problemas de Roteamento de Veículos (PRV) começaram a ser estudados há mais de cinquenta anos a fim de encontrar soluções para minimizar distâncias percorridas nas demandas de entrega. Com a globalização, o número de entregas e a complexidade das rotas aumentaram, e consequentemente os custos operacionais são elevados. Esse cenário se reflete também nas rotas de transporte escolar que atualmente exigem grandes investimentos dos órgãos públicos. Considerando esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma aplicação para tratar o PRV. Para isso, foi utilizado um conhecido algoritmo de menor caminho, o Dijkstra. Tal abordagem foi submetida em seus testes iniciais no Benchmark Loggi BUD, conjunto de dados reais para problemas de entrega urbana disponibilizados pela Loggi. Nos testes seguintes, foi aplicada em conjuntos de dados XML do OpenStreetMap e em dados de rotas de transporte escolar obtidos em sites de acesso público. A aplicação desenvolvida permite que o usuário faça upload de um arquivo XML com os pontos de origem e destino definidos, visualize o mapa da região, a rota de caminho mínimo e a distância total percorrida. Como resultado constatou-se que é efetiva nos cálculos de rotas mínimas, tendo suas rotas comparadas com a ferramenta Google Maps, no entanto, seu desempenho limitou-se a capacidade de processamento do hardware.

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Palavras-chave: Roteamento de veículosEntregas last mileDijkstra (Algoritmo)Benchmark Loggi BUD