Infraestrutura

 

Os laboratórios de pesquisa do PPGComp encontram-se no prédio do Centro de Ciências Computacionais, bem como nas recentes instalações do Centro de Robótica e Ciência de Dados iTec/FURG junto ao Parque Tecnológico da FURG (OCEANTEC).

Laboratório de Automação e Computação: este laboratório atua em PD&I nas áreas de robótica e automação inteligentes e suas aplicações voltadas principalmente à indústria naval e offshore, energia, educação e ao meio ambiente. Com área total de aproximadamente 166 m2, o laboratório apresenta os seguintes recursos: uma frota de robôs subaquáticos (8 robôs de diferentes tipos e fabricantes), robôs de soldagem linear, câmeras ópticas, térmicas, e de alta velocidade (40 mil quadros por segundo), sonares, lasers, uma centena de computadores, sensores e atuadores para ambientes outdoor, indoor e subaquáticos, diversas estruturas e plataformas robóticas e de simulação, dispositivos de imersão, monitores 3D; Plataformas para desenvolvimento de sistemas embarcados; Plataformas para identificação e rastreio utilizando tecnologias RFIDs e Redes de Sensores.

Laboratório de Computação Científica: dispõe de equipamentos principalmente voltados a pesquisas que envolvem Computação de Alto Desempenho. Em uma área de 34 m2, podem ser encontrados Cluster de Alto Desempenho do tipo Beowulf com 32 núcleos de processamento, 500 Gb de armazenamento ligados por uma rede Gigabit, Cluster Gráfico NVIDIA.

Laboratório de Física Ambiental: com foco na computação científica para análise de fenômenos ambientais, conta atualmente com diversas estações de trabalho e cluster de computadores, em uma área de cerca de 34 m2.

Laboratório de Sistemas Multiagentes: voltado para a investigação do paradigma de sistemas de agentes e seu uso na modelagem e simulação social e ambiental. Conta com uma área de aproximadamente 34 m2, com 20 computadores, onde alunos de pós-graduação e graduação trabalham em conjunto.

Laboratório de Biologia Computacional: visa desenvolver e aplicar métodos estatísticos e computacionais a problemas oriundos da área de Biologia Computacional. A computação permite que a grande quantidade de dados obtidos a partir de sistemas biológicos seja processado em tempo razoável possibilitando respostas rápidas a questões que levariam meses para serem atendidas em laboratórios biológicos in vitro. Além disso, métodos computacionais trazem a possibilidade da simulação de sistemas biológicos, como por exemplo interação patógeno-hospedeiro, tornando viável a verificação de vários cenários com custos financeiro e de tempo muito reduzidos. Conta com 7 computadores multiprocessados com processadores quad-core em uma área de 34 m2.

Laboratório de Eletrônica e Sistemas Digitais e Embarcados: conta com bancadas para o desenvolvimento de atividades eletro-eletrônicas, estações de solda para circuitos SMD, gravadores/depuradores para microcontroladores, kits de desenvolvimento de microcontroladores, kits Nexys II com FPGA XILINX e kits DE2-70 e NIOS II com FPGA ALTERA para o desenvolvimento de sistemas digitais complexos, tendo convênio com a Altera e Xilinx para o fornecimento de ferramentas de desenvolvimento, como por exemplo acesso ao conjunto de ferramentas da empresa Cadence via convênio com a SBMicro. Tem área aproximada de 45 m2.

Laboratório de Tecnologia de Geoinformação: realiza atividades como a medida precisa de grandezas que caracterizam a superfície da Terra e os objetos que nela se apresentam, a execução de operações descritivas, lógicas, matemáticas e estatísticas envolvendo essas grandezas tendo como referencial o espaço geográfico e a representação gráfica desses espaços reais com capacidade estendida de visualização, especialmente de caráter cartográfico. O laboratório tem área aproximada de 83 m2. Conta com 14 computadores, 2 sistemas estereoscópicos ativos Crystal Eyes, com acionamento por IR Real D, 2 sistemas estereoscópicos ativos NVIDIA 3D KIT Professional, 6 Notebooks PCs, 1 Macbook Pro, 2 Ipads, 2 dispositivos inerciais InertiaCube 3, 1 mesa digitalizadora A0, 1 câmara fotográfica de médio formato Hasselblad 40 Mp, 1 par de receptores GPS de dupla frequência com integração por VHF (modo RTK com alcance de 18 km, 1 estação total scanner laser e imageadora Image Station Topcon (alcance de até 5 km), 1 nível eletrônico laser com leitura em código de barra (alcance de 100m), 2 viaturas, conjunto de licenças de softwares com essa especialização, como Leica Photogrammetric Suite, Erdas Imagine, PhotoModeller, ArcGIS, EXPERTGPS, Ashtec Solution, Autodesk Map, MatLab).

Laboratório de Computação Flexível / Laboratório de Gerenciamento de Informações: tem como meta o desenvolvimento de teorias, modelos, técnicas, métodos e software que oferecem soluções tolerantes à subjetividade, imprecisão, incerteza, informação incompleta, parcial ou conflitante, parcialidade da verdade e parcialidade da possibilidade, que aparecem na modelagem de sistemas complexos e/ou de informação imperfeita. Já o laboratório de Gerenciamento de Informações desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à coleta, extração, visualização, recuperação e recomendação de informações. Estes laboratórios compartilham o espaço físico de 45 m2, onde contam com 20 computadores, 2 servidores, 2 no-breaks, televisão de 55”, equipamento de videoconferência profissional, impressa e tablet.

Laboratório de Tecnologias Educacionais (InfoEduc): concentra-se em uma abordagem interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo em aplicar e desenvolver Tecnologias de Interação e Comunicação na Educação Especial, para pessoas cegas e surdas, dentre outras áreas como, Inteligência Artificial aplicada na Educaçāo. Possui área física disponível de 34 m2, onde se encontram equipamentos instalados: 15 computadores, cinco notebooks, quatro workstations, duas servidores para armazenamento dos datasets, duas Impressoras e uma TV smart de 55” para reuniões e demais interações por videoconferência.

Além disso, o Centro de Ciências Computacionais conta com nove laboratórios de ensino. Destes, sete são laboratórios de informática, totalizando uma quantidade de 220 computadores com recursos de software livre colocados à disposição dos alunos. Há, ainda, um laboratório de eletrônica com uma área de 80 m2 equipado com 8 osciloscópios digitais; 8 fontes CC - 2 x 30V + 1 x 5V; 8 multímetros digitais; 8 geradores de sinais; 8 estações de solda; 2 estações de solda para SMD; 8 gravadores/depuradores para microcontroladores; 2 alicates Wattímetro - TRUE RMS; 2 alicates amperímetro; 8 computadores; 10 kits Arduinos; 5 Placas FPGA; protoboards e componentes eletrônicos diversos. O último laboratório de ensino é o de Automação, com área de 51 m2, 3 bancadas de controle e automação em variáveis de nível, vazão, temperatura com CLP e IHM, 4 painéis de trabalhos pneumáticos e eletropneumáticos, três painéis verticais com kit CLP, IHM, fonte e inversor de frequência para motor trifásico, 18 kits de placas com sensores, condicionamento de sinal, 2 desses com CLP, 7 painéis IHM, 1 painel de trabalhos elétricos trifásico com indicadores de corrente, tensão, fator de potência, banco de capacitores, chaves e proteções, 1 bancada de ensaio de motores de indução trifásico acoplado a um freio eletromagnético por corrente de Focault, 1 bancada de servo acionamento com motor brushless, 1 bancada de acionamento de motor trifásico por inversor de frequência e 1 bancada de manufatura eletropneumática controlada por CLP.

O PPGComp ainda conta com 5 salas exclusivas para bolsistas de pós-graduação, que são organizados por participação em projetos específicos.