Planejamento estratégico

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG é uma universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. A definição da filosofia da Universidade como voltada para o ecossistema costeiro tem a virtude de compreendê-la como imediatamente compromissada com a comunidade, exercendo, assim, sua relevante função social desenvolvida nas mais diversas atividades promovidas pela Instituição, quer sejam seus cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ou ainda, atividades de pesquisa e extensão.

O planejamento estratégico da FURG, instituído através do Projeto Pedagógico Institucional - PPI 2011-2023 e do PPI 2024-2033, estabelece a sua filosofia; missão; visão; diretrizes; princípios orientadores do ensino, da pesquisa e da extensão; perfil dos servidores; perfil dos estudantes; avaliação e planejamento; e objetivos estratégicos, orientando as ações da Universidade para períodos de mais de uma década. Essa visão de longo prazo pressupõe uma avaliação periódica a cada quadriênio ou quinquênio, sintetizada no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o qual expressa os eixos norteadores, os objetivos, as estratégias e os programas pelos quais as diferentes áreas de atuação da FURG buscam cumprir a missão, a visão e os objetivos estratégicos previstos no PPI.

O planejamento estratégico dos programas de pós-graduação encontra-se articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI que, para o período de 2019-2023, definiu como Missão: “promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental” e como Visão: “consolidar sua imagem nacional e internacional como referência em educação, desenvolvimento tecnológico e estudo dos ecossistemas costeiros e oceânicos”. O PDI 2019-2023 foi construído a partir do processo de autoavaliação institucional de forma colaborativa entre servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados e comunidade externa, apresenta um conjunto de indicadores de modo a melhor direcionar e avaliar as ações da Universidade no atual cenário local, regional, nacional e global. Em seu Eixo II - Ensino de Pós-Graduação, o PDI define três objetivos: “1. Buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; 2. Ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu; 3. Ampliar e qualificar os cursos de Pós-Graduação lato sensu”. Desta forma, a universidade tem entre suas metas a ampliação da pós-graduação, com qualidade, focando principalmente nos cursos stricto sensu.

Tanto a Missão quanto a Visão institucionais foram avaliadas e mantidas nos mesmos termos no PDI 2024-2028, no sentido de garantir o horizonte de excelência almejado para o desenvolvimento da Universidade como um todo. Os objetivos foram desmembrados em inúmeras estratégias que subsidiam e regulam a elaboração dos planos de ação anuais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) e das Unidades Acadêmicas responsáveis pela gestão dos cursos.

Neste contexto, o Planejamento Estratégico dos Programas também está alinhado ao Planejamento Estratégico da PROPESP, estabelecido pela sua Instrução Normativa Nº 01/2020, que possui entre seus objetivos sistematizar o planejamento da Pró-Reitoria a curto, médio e longo prazo, bem como subsidiar e instrumentalizar as coordenações dos programas à elaboração e qualificação dos seus planejamentos estratégicos.

Em consonância com o PDI da FURG, e com o nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação - o PPGComp elencou metas e indicadores anualmente, no período de 2021 a 2024. Estas metas e indicadores foram elaboradas pela coordenação e pela comissão científica. A seguir são listados as principais metas e resultados alcançados a cada ano.

2021

Metas:
- Potencializar a inovação tecnológica através da pós-graduação;
- Acompanhar as mudanças no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira;
- Incentivar o incremento de produtividade de docentes novos do programa;
- Fortalecer a produção científica nucleada na FURG;
- Qualificar o PPGComp para a criação de curso de doutorado em Engenharia de Computação;
- Redigir e submeter a proposta de curso de doutorado (APCN);
- Promover ações de divulgação do programa junto à comunidade de computação, potencializando a sua visibilidade e procura.

Resultados:
- Afastamento de um docente para pós-doutoramento no exterior (Albert-Ludwigs-Universität Freiburg / Alemanha)
- Assinatura de termo aditivo do contrato iTec/FURG e EMBRAPII, atualizando o valor total máximo da carteira de projetos para até R$ 10.300.000,00 (dez milhões e trezentos mil reais);
- Aprovação do Plano Institucional de Colaboração - PIC entre a unidade EMBRAPII iTec/FURG e o Centro de Ciências Computacionais da FURG, que aprova antecipadamente os docentes do PPGComp para atuarem nos projetos de PDI do iTec, estabelecendo um limite de horas semanais, sem a necessidade de consulta ao Conselho da Unidade Acadêmica;
- No âmbito do iTec, professores do PPGComp elaboraram 27 propostas técnicas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, todas incluindo a participação de estudantes do programa;
- Organização do evento Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI 2021, maior evento nacional da área de Automação.
- Participação da reunião do fórum de coordenadores de Pós-Graduação em Computação junto ao CSBC;
- Decisão de atualização das linhas de pesquisa do programa: (1) Fundamentos e Aplicações de Inteligência Artificial e Computacional; (2) Robótica, Automação Inteligente e Sistemas de Computação.

2022

Metas:
- Potencializar a inovação tecnológica através da pós-graduação;
- Acompanhar as mudanças no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira;
- Incentivar o incremento de produtividade de docentes novos do programa;
- Redigir e submeter a proposta de curso de doutorado (APCN);
- Promover ações de divulgação do programa junto à comunidade de computação, potencializando a sua visibilidade e procura.

Resultados:
- Afastamento de um docente para pós-doutoramento no exterior (Universidad Pública de Navarra - UPNA, Espanha);
- Assinatura de termo aditivo do contrato iTec/FURG e EMBRAPII, atualizando o valor total máximo da carteira de projetos para até R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);
- Alteração do Plano Institucional de Colaboração - PIC entre a unidade EMBRAPII iTec/FURG e o Centro de Ciências Computacionais da FURG, inserindo novos pesquisadores, docentes e técnicos;
- Submissão de proposta de doutorado APNC 102/2023;
- Participação da reunião do fórum de coordenadores de Pós-Graduação em Computação junto ao CSBC;
- Elaboração da proposta de organização da Conference on Graphics, Patterns and Images - SIBGRAPI 2023, SBC;
- Elaboração da proposta de organização da Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2023, SBC;
- Elaboração da proposta de organização do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2023, SBC;
- Realização do workshop anual de autoavaliação, com apresentação da produção científica e planejamento das ações de cada docente no PPGComp.

2023

Metas:
- Potencializar a inovação tecnológica através da pós-graduação;
- Acompanhar as mudanças no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira;
- Incentivar o incremento de produtividade de docentes novos do programa;
- Redigir e submeter a proposta de curso de doutorado (APCN);
- Promover ações de divulgação do programa junto à comunidade de computação, potencializando a sua visibilidade e procura.

Resultados:
- Afastamento de um docente para pós-doutoramento no exterior (Austrian Institute of Technology - AIT, Austria);
- Assinatura de termo aditivo do contrato iTec/FURG e EMBRAPII, atualizando o valor total máximo da carteira de projetos para até R$ 35.100.000,00 (trinta e cinco milhões e cem mil reais);
- Alteração do Plano Institucional de Colaboração - PIC entre a unidade EMBRAPII iTec/FURG e o Centro de Ciências Computacionais da FURG, inserindo novos pesquisadores, docentes e técnicos;
- Submissão de nova proposta de doutorado APNC 615/2023;
- Participação da reunião do Seminário de Meio Termo na CAPES, onde foram apresentados resultados comparativos de todos os PPGs calculados pela CA-CC (vide ANEXO 10 - Análise comparativa - SMT Capes.pdf), que colocam o PPGComp da FURG em ótima colocação;
- Realização da Conference on Graphics, Patterns and Images - SIBGRAPI 2023, da Sociedade Brasileira de Computação;
- Realização do Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2023, SBC;
- Realização do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2023, SBC;
- Elaboração da proposta de organização da Escola Regional de Redes de Computadores - ERRC 2024, da Sociedade Brasileira de Computação
- Realização do workshop anual de autoavaliação, com apresentação da produção científica e planejamento das ações de cada docente no PPGComp.

2024

Metas:
- Fortalecer a pesquisa científica (ODS da ONU);
- Melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais (ODS da ONU);
- Aumentar a proporção de trabalhadores em PD&I no país (ODS da ONU);
- Incrementar o gasto público e privado em pesquisa e desenvolvimento (ODS da ONU);
- Promover ações de divulgação do programa junto à comunidade de computação, potencializando a sua visibilidade e procura;
- Formar recursos humanos em nível de doutorado.

Resultados:
- Afastamento de um docente para pós-doutoramento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS);
- Assinatura de termo aditivo do contrato iTec/FURG e EMBRAPII, atualizando o valor total máximo da carteira de projetos para até R$ 173.348.857,60 (cento e setenta e três milhões, trezentos e quarenta e oito mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e sessenta centavos), para serem consumidos até 2030;
- Alteração do Plano Institucional de Colaboração - PIC entre a unidade EMBRAPII iTec/FURG e o Centro de Ciências Computacionais da FURG, inserindo novos pesquisadores e incrementando carga horária máxima em projetos;
- Apresentação do PPGComp e da unidade EMBRAPII para docentes de outras Unidades Acadêmicas e departamentos da FURG, visando o futuro credenciamento;
- Submissão de recurso da decisão negativa sobre a proposta de doutorado APNC 102/2023;
- Recomendação da proposta de doutorado APNC 615/2023 pela CAPES;
- Alteração das linhas de pesquisa do mestrado e do regimento do programa para alinhamento com a proposta de doutorado aprovada pela CAPES;
- Criação do curso de doutorado em Engenharia de Computação, conforme Resolução 228/2024 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA/FURG;
- Realização da Escola Regional de Redes de Computadores - ERRC 2024, da Sociedade Brasileira de Computação;

O plano de ação anual do PPGComp, formalmente aprovado junto ao Centro de Ciências Computacionais e à Diretoria de Pós-Graduação da PROPESP, que define metas e ações considerando esta proposta de curso de doutorado, está descrito em detalhe no fim da seção Análise de Riscos.

ANÁLISE DE AMBIENTE - OPORTUNIDADES

O planejamento futuro do PPGComp tem como principal objetivo continuar incrementando a qualidade da pesquisa e, consequentemente, implementar o curso de doutorado em Engenharia de Computação. Para alcançar este objetivo, pretende-se trabalhar principalmente nos eixos abaixo descritos, que resumem um conjunto de oportunidades:

1) Corpo docente qualificado

O corpo docente do PPGComp é bastante qualificado. A grande maioria dos docentes tem formação sólida em computação em programas de pós-graduação nacionais níveis 6 e 7 ou ainda em grandes centros de pesquisa internacional. Docentes jovens, recentemente credenciados, aproveitam a experiência de cinco bolsistas de produtividade em pesquisa ou inovação tecnológica do CNPq. Nos últimos dez anos, o corpo docente do PPGComp consolidou a formação de recursos humanos de qualidade em nível de mestrado e já tem histórico de formação em nível de doutorado, a partir de docentes que atuam também em outros programas na área de avaliação interdisciplinar e ensino.

2) Fomento baseado em parcerias com indústrias e empresas de base tecnológica

A atual escassez de recursos de agências financiadoras governamentais e a necessidade nacional de desenvolvimento de tecnologia, propicia um ótimo momento para a academia se aproximar do setor produtivo, colaborando com o desenvolvimento de artefatos tecnológicos e de inovação. Para tanto, busca-se aproximar ainda mais o PPGComp do Parque Tecnológico OCEANTEC, visando a realização de dissertações e teses associadas às empresas de base tecnológica atualmente existentes no parque.

Também é clara oportunidade o fomento a criação de startups decorrentes dos projetos, através da participação de competições em inovação e aproximação do programa de formação em empreendedorismo realizado pela Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação da FURG e pelo SEBRAE.

Por fim, dar continuidade às prospecções e propostas técnicas e aos contratos e planos de trabalho de projetos de desenvolvimento tecnológico industrial do iTec/FURG, no âmbito da unidade EMBRAPII. O credenciamento junto à EMBRAPII, em área associada diretamente ao PPGComp, nos projeta a um novo patamar no que tange, além da possibilidade de autofinanciamento, o enfrentamento de reais demandas brasileiras em P&D, ressignificando o papel do PPGComp para fomentar o desenvolvimento industrial do país. Essa ação também visa ampliar a procura discente pelo curso, fornecendo-lhes oportunidades de aproximação com o mercado de trabalho e bolsas com valores atrativos.

3) Parcerias e demandas de Institutos Federais e outras instituições da região

Atualmente, vários egressos do PPGComp são docentes dos Institutos Federais IFRS e IFSul. Essa parceria é bastante interessante, visto que se faz necessária a qualificação destes funcionários públicos para melhor prestação de serviços à sociedade. Tal parceria poderia viabilizar a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu interinstitucionais MINTER/DINTER. Tal oportunidade também pode ser realizada junto a universidades do Uruguai e Argentina, visto a proximidade e a falta de cursos de pós-graduação stricto sensu na área da computação nos países vizinhos. Atualmente, o Centro de Ciências Computacionais da FURG oferece uma Especialização em Robótica e Inteligência Artificial trinacional, fruto de convênio internacional com a Universidad Tecnológica - UTEC, no Uruguai, e com a Universidad Nacional de Rafaela (UnRaf), na Argentina. O PPGComp ventila a possibilidade de realizar um programa MINTER conjunto.

4) Condições do mercado brasileiro em Computação

Desde 2020, fruto do estado de emergência causado pela pandemia de COVID-19, a demanda por soluções tecnológicas que permitissem a adaptação das empresas para o meio digital e para a Web cresceu exponencialmente. Muitas empresas tiveram que se adaptar em poucos meses, aquecendo o mercado de TI de forma muito acelerada.

A explosão de vagas para trabalho remoto permitiu que estudantes do interior pudessem candidatar-se a vagas de empresas estabelecidas nas regiões metropolitanas com remuneração muito maior do que o valor das bolsas de pós-graduação. Com a atual crise do financiamento público da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, o mercado aquecido proporcionou aos estudantes cursarem o mestrado mesmo que sem bolsa de estudos.

Apesar da redução do número de inscritos nos processos seletivos do PPGComp e da grande maioria dos programas de pós-graduação em computação no país, a proximidade com empresas de outras regiões permitiu fomentar projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação que aplicam diretamente as teorias e modelos desenvolvidos nas dissertações nos produtos e na sociedade.

5) Fomento à participação de novos docentes no PPGComp

O Centro de Ciências Computacionais da FURG conta com 42 professores doutores, todos com excelente formação científica. No fim de 2024, apenas 16 fazem parte do corpo docente permanente do PPGComp. Há uma política de incentivo à participação de docentes nos programas de pós-graduação da Universidade. Entretanto, o programa realiza um rigoroso processo de credenciamento e recredenciamento docente, garantindo a entrada de novos pesquisadores sem perda ou interferência na qualidade do curso, principalmente em relação aos indicadores de produtividade.

AMEAÇAS

Os principais fatos que ameaçam o desenvolvimento e crescimento do PPGComp estão relacionados aos atuais problemas da pós-graduação no país.

1) Redução contínua do financiamento público para pesquisa e pós-graduação

Desde 2014, a CAPES e o CNPq, principais financiadores da pesquisa e da pós-graduação no país, vêm tendo seus orçamentos reduzidos significativamente. Consequentemente, o quantitativo de bolsas do PPGComp e da grande maioria dos programas de pós-graduação foi muito reduzido. Além disso, o valor foi corroído pela inflação acumulada, apesar do último reajuste em 2023.

O PPGComp conta com outras fontes de financiamento em projetos com empresas parceiras, mas a pesquisa básica em computação é prejudicada porque não há independência dos pesquisadores na escolha das questões e hipóteses de pesquisa a serem investigadas.

2) Evasão no retorno ao ensino presencial

Desde o término do Ensino Emergencial Remoto na FURG, em 25 de abril de 2022, todas as atividades de ensino voltaram a ser presenciais. Alguns estudantes que viram oportunidade em cursar o mestrado a distância em uma universidade federal com baixo investimento, agora precisam residir em Rio Grande para concluir o curso. Alguns dos estudantes do PPGComp têm sinalizado alta probabilidade de abandono a partir do próximo semestre, ou estão infrequentes.

3) Custeio das publicações científicas

A política de dados abertos adotada por muitas revistas passou o custo da publicação dos resultados de pesquisa e da disponibilidade dos artigos por tempo indeterminado exclusivamente para o pesquisador. Além disso, com a moeda Real desvalorizada frente ao Dólar e ao Euro, aumentou significativamente os custos para manter a produtividade do programa, seja para publicação em revistas ou para o pagamento de inscrições em eventos, diárias e passagens. Infelizmente os projetos do iTec/FURG, custeados pela EMBRAPII, não podem custear viagens para apresentação de trabalhos.


ANÁLISE DE RISCOS

Conforme detalhado no campo Iniciativas e Metas, o PPGComp elaborou de 2017 a 2020 seu planejamento estratégico com um objetivo bem definido: a obtenção da nota 4. No primeiro biênio, o objetivo geral foi a aprovação do curso de doutorado, que acabou sendo recomendado em 2024 pelo CTC da Capes. No último biênio, os esforços se concentraram na obtenção da nota 5. Para tanto, ao longo dos últimos anos, e em consonância com o PDI, várias metas e indicadores foram propostos e avaliados. Como resultado houve mudanças no corpo docente, maior interesse e participação dos docentes nos processos de avaliação do PPGComp, e um melhor entendimento do posicionamento do PPGComp frente aos seus pares.

O planejamento associado à autoavaliação permitiu estabelecer um melhor diagnóstico do PPGComp com relação à comunidade brasileira de pós-graduação em computação (vide ANEXOS 08, 09 e 10), de forma a permitir a definição clara de ações e indicadores a serem atingidos para a obtenção da nota 5 na avaliação do último quadriênio. Também estabeleceu claramente um conjunto de oportunidades e de ameaças ao bom funcionamento e crescimento do programa. Os riscos associados às ameaças foram mapeados e gerenciados, de acordo com as metodologias descritas na quinta edição do PMBOK publicada pelo PMI, conforme descrição a seguir.

Risco: Abandono de estudantes em função da redução do quantitativo de bolsas CAPES DS.
Probabilidade: 75%
Impacto: redução do escopo de projetos de pesquisa, redução da quantidade de projetos de pesquisa, dificuldade em executar a pesquisa básica na área da computação, redução da qualidade dos resultados dos trabalhos
Prioridade: Muito alta
Estratégia: Mitigar
Ação: Submissão para edital institucional de bolsas do CNPq. Alocar estudantes sem bolsa ou que eventualmente percam a bolsa CAPES DS em projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação do iTec/FURG unidade EMBRAPII com temas e tecnologias alinhadas às propostas de dissertação e assuntos de pesquisa, com remuneração custeada pelo projeto.

Risco: Redução da demanda por ensino de pós-graduação
Probabilidade: 35%
Impacto: redução da concorrência interna (taxa de inscritos em função da quantidade de vagas) e por consequência da qualidade dos trabalhos, redução da quantidade de projetos de pesquisa e da produção intelectual do programa.
Prioridade: Média
Estratégia: Mitigar
Ação: Divulgar e promover o PPGComp e as oportunidades nos projetos do iTec/FURG realizados em parceria com empresas da indústria nacional junto aos cursos de graduação de universidades e institutos federais de educação da região sul do Brasil. Organização de eventos nacionais das principais sociedades científicas relacionadas às atividades de pesquisa realizadas (Sociedade Brasileira de Computação - SBC e Sociedade Brasileira de Automática - SBA) para aumentar a divulgação e a procura pelo curso.

Risco: Aumento da evasão em função do retorno ao ensino presencial
Probabilidade: 10%
Impacto: Redução da quantidade de alunos matriculados, atraso na obtenção e publicação de resultados de projetos de pesquisa, cancelamento de projetos em andamento.
Prioridade: Baixa
Estratégia: Mitigar
Ação: Divulgar e promover a cidade de Rio Grande - RS, a FURG, o Centro de Ciências Computacionais, o PPGComp e a unidade EMBRAPII iTec/FURG de forma integrada, apresentando as oportunidades e potencialidades de formação e de empregabilidade derivada desta formação. Financiamento com valor de bolsa competitivo, destacando o menor custo de vida na cidade de Rio Grande.

Risco: Credenciamento de jovens doutores impactar negativamente a produtividade
Probabilidade: 20%
Impacto: Avaliação do PPGComp na CAPES prejudicada
Prioridade: Alta
Estratégia: Mitigar
Ação: Elaborar estratégia de avaliação constante dos índices de produtividade. Revisão do plano de ação anual em função da autoavaliação. Incentivo ao trabalho em equipe e à publicação nucleada nos grupos de pesquisa, de forma a tornar a pesquisa independente das instituições de doutoramento dos docentes.

Risco: Aumento dos custos de publicação
Probabilidade: 75%
Impacto: Redução dos índices de produtividade.
Prioridade: Alta
Estratégia: Mitigar
Ação: Estudar a evolução dos custos associados às publicações dos últimos 5 anos e considerar revistas com acesso por assinatura ao invés de acesso aberto. Buscar centralizar publicações em poucas conferências de alto impacto, de modo a otimizar o uso de recursos.

PLANEJAMENTO FUTURO

O planejamento futuro tem como principal objetivo continuar incrementando a qualidade da pesquisa e, consequentemente, implantar o curso de doutorado em Engenharia de Computação. Para alcançar este objetivo, pretende-se trabalhar em vários eixos:

1) Continuar fomentando parcerias com indústrias e empresas de base tecnológica. A atual escassez de recursos de agências financiadoras governamentais e a necessidade nacional de desenvolvimento de tecnologia, propicia um ótimo momento para a academia se aproximar do setor produtivo, colaborando com o desenvolvimento de artefatos tecnológicos e de inovação. Para tanto, busca-se aproximar ainda mais o PPGComp do Parque Tecnológico OCEANTEC através de convênio, visando a realização de dissertações e teses associadas às empresas de base tecnológica atualmente existentes no parque. Também fomentar a criação de startups decorrentes dos projetos, através da participação de competições em inovação e aproximação do programa de formação em empreendedorismo realizado pela Diretoria de Inovação Tecnológica da FURG e o SEBRAE. A Seção 3 detalha o impacto social das startups fundadas por egressos e alunos do PPGComp. Por fim, dar continuidade às prospecções e aos contratos de projetos de desenvolvimento tecnológico industrial do iTec/FURG, no âmbito da unidade EMBRAPII. O credenciamento junto à EMBRAPII, em área associada diretamente ao PPGComp, nos projeta a um novo patamar no que tange, além da possibilidade de autofinanciamento, o enfrentamento de reais demandas brasileiras em P&D, ressignificando o papel do PPGComp para fomentar o desenvolvimento industrial brasileiro. Essa ação também visa ampliar a procura discente pelo curso, fornecendo-lhes oportunidades de aproximação com o mercado de trabalho e bolsas com valores atrativos.

2) Realizar parceria com institutos federais da região, como IFRS e IFSul, para realização de MINTER e DINTER, visto que vários egressos do PPGComp são oriundos dos dois Institutos Federais. Essa parceria é bastante interessante, visto que se faz necessária a qualificação destes funcionários públicos para melhor prestação de serviços à comunidade. A mesma ideia pode ser aplicada para os técnicos da nossa universidade, FURG, bem como para universidades do Uruguai, visto a proximidade e a falta de cursos de pós-graduação stricto sensu na área da computação no país vizinho. Atualmente, o Centro de Ciências Computacionais da FURG oferece uma Especialização em Robótica e Inteligência Artificial trinacional, fruto de convênio internacional com a Universidad Tecnológica - UTEC, no Uruguai, e a Universidad Nacional de Rafaela - UNRaf, na Argentina.

3) Realizar parceria com escolas públicas municipais/estaduais, buscando oferecer vagas para professores em formação continuada, que engloba a linha de pesquisa de Tecnologias Educacionais, aproximando o curso da sociedade. O projeto Ideia, no âmbito do Programa Ciência na Escola, é uma importante ação neste sentido.

4) Avaliar a possibilidade de disciplinas optativas híbridas (presencial e remota), como apoio para a formação dos discentes.

5) A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, manter os esforços para realização de pesquisas de padrão internacional, gerando como resultado uma produção intelectual de alto impacto, incrementando os índices de produtividade e a qualidade da formação.

6) Fomento da participação de mais docentes no PPGCOMP, visto que o C3-FURG conta com 42 doutores todos com formação científica altamente qualificada, mas apenas 16 fazem parte do corpo permanente e outros 5 são colaboradores. O planejamento é permitir a inserção desses docentes a partir de um processo de consolidação do programa, garantindo a entrada sem perda ou interferência na qualidade dos cursos de mestrado e doutorado. Além disso, a participação de pesquisadores internacionais como colaboradores, atuando em ensino, pesquisa e orientações, será fomentada de modo a ampliar visibilidade, qualidade e internacionalização do curso.

Ao fim do quadriênio, o plano de ação para o ano de 2025 foi estabelecido, definindo um novo conjunto de metas e ações, além dos respectivos indicadores de acompanhamento:

Plano de Ação 2025

Meta 1. Aumentar os índices de produtividade do PPGComp em 20%

Ação 1.1. Avaliar o desempenho da produção científica do programa

Indicadores:
- Artigos completos em conferência com participação discente
- Artigos completos em periódicos com participação discente
- Artigos em periódicos indexados na Scopus e WoS com percentil >= 50%
- Artigos completos em conferências indexadas no Google Scholar Metrics com H5 >= 15

- Média anual de artigos completos em conferências ponderadas por Qualis e por orientador permanente (índice restrito - Google Scholar H5 index >= 15)
- Média anual de periódicos indexados na Scopus ou WoS ponderados por Qualis e por orientador permanente (índice restrito - percentil >= 50%)

Ação 1.2. Avaliar o desempenho do corpo docente em relação aos projetos

Indicador: Projetos de P&D em andamento

Ação 1.3. Refatorar o software desenvolvido para analisar automaticamente a produção científica do PPGComp em conferências

Indicador: Software publicado em repositório

Ação 1.5. Executar a autoavaliação do programa

Indicador: Relatório de auto-avaliação

Ação 1.6. Realizar o workshop de autoavaliação anual do programa

Indicador: Workshop de autoavaliação realizado

Meta 2. Implantar o curso de doutorado em Engenharia de Computação.

Ação 2.1. Publicar o edital de seleção de alunos regulares e ofertar a primeira turma

Indicador: Edital publicado e matrículas realizadas

Meta 3. Qualificar a pesquisa realizada no PPGComp

Ação 3.1. Captar recursos financeiros externos para desenvolvimento de PDI

Indicadores:
- Bolsistas de doutorado contratados
- Bolsistas de IC contratados
- Bolsistas de mestrado contratados
- Bolsistas pesquisadores contratados
- Novos projetos com financiamento de agências públicas
- Novos projetos com financiamento de instituições privadas
- Valor total captado em projetos (R$)

Ação 3.2. Fortalecer a produção científica nucleada

Indicadores:
- Artigos completos em conferências qualificadas em coautoria com docentes não credenciados
- Artigos em periódicos qualificados em coautoria com docentes não credenciados

Ação 3.3. Incentivar a qualificação de docentes para possibilitar o seu ingresso como docente permanente do PPGComp

Indicadores:
- Afastamentos para pós-doutorado
- Novos professores credenciados

Ação 3.4. Incentivar a submissão de artigos para workshops de teses e dissertações de eventos nacionais, podendo substituir o TI

Indicador: Artigos em workshops de testes e dissertações nacionais

Ação 3.5. Incentivar os recém-doutores a participarem dos grupos de pesquisa

Indicador: Recém-doutores em grupos de pesquisa

Ação 3.6. Rediscutir as linhas de pesquisa do programa

Indicador: Ata de reunião do PPGComp

Meta 4. Aumentar a atratividade do PPGComp

Ação 4.1. Atrair estudantes do lato para o stricto sensu

Indicador: Ações de comunicação

Meta 5. Fomentar a internacionalização do PPGComp

Ação 5.1. Estímulo à prática do idioma Inglês

Indicador: Disciplinas ministradas em Inglês

Ação 5.2. Avaliar disciplinas ministradas em inglês

Indicador: Porcentagem de aprovados em disciplina ministrada em inglês

Ação 5.3. Incentivar a matrícula em disciplinas optativas de língua estrangeira

Indicador: Alunos matriculados em disciplinas optativas de língua estrangeira

Ação 5.4. Tradução do site do PPGComp

Indicador: Sites traduzidos em inglês e espanhol

Ação 5.5. Verificar condições para dupla diplomação nos cursos de graduação

Indicador: Convênios internacionais

Ação 5.6. Estreitar parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (REINTER)

Indicador: Atas de reuniões com REINTER

Ação 5.7. Incentivar a submissão de artigos para workshops de teses e dissertações de eventos internacionais, podendo substituir o TI

Indicador: Artigos em workshops de testes e dissertações internacionais

Ação 5.8. Incentivar o trabalho em parceria com instituições estrangeiras

Indicadores:
- Convênios internacionais
- Projetos de pesquisa com colaboração internacional em andamento
- Artigos completos em conferências indexadas no Google Scholar Metrics com autores estrangeiros
- Artigos em periódicos indexados na Scopus ou WoS com autores estrangeiros
- Colaborações internacionais
- Submissões para editais internacionais
- Bancas com participação de pesquisadores estrangeiros
- Bancas de PPG estrangeiros

Ação 5.9. Publicar edital de credenciamento de docente colaborador estrangeiro

Indicador: Docente estrangeiro credenciado

Ação 5.10. Realizar reunião com a REINTER para assessoria sobre internacionalização, incluindo a participação em redes de universidades

Indicador: Reuniões realizadas