Notícias

  • C3 sedia SIBGRAPI, SVR e SBGames 2023

    O Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, unidade na qual está lotado o PPGComp, sediará, de 6 a 9 de novembro, três eventos importantes para o cenário da computação nacional, promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). São eles: SIBGRAPI, SVR e SBGames. As inscrições para participação estão abertas até a data de início do evento, neste link, sendo que há um desconto na taxa de inscrição até 21 de setembro. Estão aptos a participar estudantes de graduação ou já graduados, professores de escola fundamental e profissionais de áreas relacionadas.

    Confira abaixo mais informações sobre cada um dos eventos.

    SVR – Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada

    É a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil, sendo organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da SBC. Anualmente, o evento se estabelece como um fórum para a troca de ideias e inovações relacionada à realidade virtual e aumentada. Com a crescente relevância dessas tecnologias em áreas como jogos, medicina e educação, o SVR tem como objetivo divulgar as pesquisas nessas temáticas e promover discussões sobre o uso dessas tecnologias nos mais variados âmbitos.

    SBGames 

    Apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), o SBGames é um simpósio anual de jogos e entretenimento digital do Brasil, que atrai desenvolvedores, artistas e acadêmicos da indústria de jogos. O evento oferece uma plataforma para discutir as tendências, compartilhamento de experiências e exploração do vasto mundo dos jogos eletrônicos e entretenimento digital. A ação contará com tutoriais, concursos de teses e dissertações, palestrantes convidados, festival de jogos e de artes, fórum de ensino e de esportes eletrônicos. Também haverá 6 trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas.

    SIBGRAPI:

    Teve início em 1988 e combina elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Constitui-se como uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, visão computacional e gráficos, sendo também um espaço para o compartilhamento de novos estudos e avanços nesses campos, bem como para estabelecer redes de colaboração entre os participantes. O evento é organizado por um comitê internacional e os anais são publicados pelo IEEE Xplore desde 1997 e, desde 2018, é coorganizado com o SBGames e o SVR.

    Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-eventos/centro-de-ciencias-computacionais-sediara-tres-eventos-promovidos-pela-sociedade-brasileira-de-computacao-em-novembro

  • Alunos do PPGComp são premiados em evento nacional de teses e dissertações em Robótica

    No início de outubro, em Salvador, aconteceu mais uma edição do anual – e bastante conhecido pela universidade – Robótica. O evento é uma ação guarda-chuva, que abriga em sua programação uma série de competições e concursos voltados para a temática como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), a Mostra Nacional de Robótica (MNR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), além de uma série de simpósios, oficinas e workshops. Uma das iniciativas que compõem o Robótica é o Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR).

    Nesta ação, a FURG foi representada por dois estudantes do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp), os quais ocuparam o pódio com a primeira e a terceira colocação. De acordo com o professor do Prof. Paulo Drews, docente permanente do PPGComp, ambos os trabalhos foram executados dentro do escopo do projeto Hydrone – coordenado pelo docente -, visando a construção de drones híbridos; os dois também foram bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH 22 - FURG). 

    “Nós, enquanto instituição, temos um histórico de prêmios em concursos de teses e dissertações, o que é uma tradição dentro da área de computação no Brasil. Em função do nosso programa não possuir doutorado, ficamos limitados em competir apenas na categoria de mestrado, e mesmo assim, em retrospecto, temos uma boa quantidade de estudantes ocupando estes espaços de qualificação”, explicou Drews.

    Ainda segundo o professor, em 2022 a FURG ficou em terceiro lugar na corrida pela melhor dissertação de mestrado do país - entre todas as áreas de computação do Brasil, além de outros pódios em anos anteriores.

    Sobre os trabalhos vencedores

    Ocupando o terceiro lugar ficou o estudante Pedro Pinheiro. Seu trabalho consiste na elaboração de novos algoritmos de planejamento de movimento de veículos híbridos focados em economia de energia.

    Com a primeira posição, Junior Costa de Jesus, apresentou a dissertação intitulada “Aprendizado por Reforço Profundo para Navegação Sem Mapa de um Veículo Híbrido Aéreo-Aquático usando Imagens”, que, segundo Drews, aborda uma temática parecida com o trabalho anterior. O estudo foi publicado em uma das maiores conferências de robótica do mundo em 2022, o IEEE IROS, na ocasião realizado no Japão.

    Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-pesquisa-e-inovacao/furg-e-destaque-em-evento-nacional-de-teses-e-dissertacoes-em-robotica

     

  • Professores do PPGComp figuram em ranking global de cientistas com maior impacto no mundo

    Compilando pesquisadores de todo planeta listados de acordo com rigorosos parâmetros de impacto, nove professores da FURG apareceram na atualização do ranking de cientistas com maior impacto no mundo, publicado pela Elsevier, considerada a editora científica de maior relevância mundial. De acordo com a publicação, a seleção é baseada em dois fatores: nos 100 mil melhores cientistas por pontuação C (C-Score) - com e sem autocitações -, e naqueles incluídos nos 2% mais relevantes em suas subáreas de atuação.

    Os professores da FURG Paulo Drews e Graçaliz Dimuro, docentes permanentes do PPGComp, figuram no ranking. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e pesquisador citado no ranking, Eduardo Secchi, este reconhecimento demonstra a importância das pesquisas da FURG, em diversas áreas do conhecimento, para o avanço científico global.

    Ao todo, a lista conta com mais de 210 mil pesquisadores de todo planeta; deste montante, pouco menos de 1% são brasileiros.

    Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/professores-da-furg-figuram-em-ranking-global-de-cientistas-com-maior-impacto-no-mundo

  • Silvia Botelho, docente do PPGComp, é a professora homenageada da 22ª MPU

    Composta por oito eventos, a 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU), acontece de 25 a 27 de outubro, e volta seu foco nesta edição para os diferentes tipos de inteligências, como a inteligência emocional, coletiva, humana e artificial, o que culmina no tema: “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”. Para celebrar esta escolha, na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Danilo Giroldo formalizou o convite à professora Silvia Botelho para ser a homenageada do ano.

    Nesta edição, a Mostra propõe refletir acerca do uso da inteligência artificial, os limites éticos, bem como a interface das várias inteligências, seus valores intrínsecos e indissociáveis. O tema permite também a discussão dos desafios e das necessidades da universidade frente às profundas e rápidas transformações que este cenário propõe. E para isso, é necessário debater não apenas a temática da inteligência artificial, mas também, como integrar as inteligências que compõe os mais variados processos que refletem dentro e fora dos muros da instituição.

    Sobre a Homenageada

    Bolsista de Produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Silvia Botelho graduou-se em Engenharia Elétrica, no ano de 1991. No ano seguinte, em 1992, teve a oportunidade de ingressar na docência da FURG. Em 1996 concluiu o mestrado em Ciências da Computação, e no ano 2000, concluiu o doutorado na área de Robótica, Informática e Telecomunicações – este pelo Centre National de la Recherche Scientifique, na França.

    Atualmente, Silvia é professora titular do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3) e diretora do iTec, projeto este que concebeu e institucionalizou; contando com uma carteira de mais de R$20 milhões em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) com empresas do Brasil e do exterior, dois grandes programas de formação de pessoas (PRH/ANP e Embrapii/MEC), incubação e inovação aberta. Também participa do Comitê Operacional do Oceantec e do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação.

    Nos últimos cinco anos, Silvia contabiliza seis patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de startups como: IGrow, AuRos, MProject e Demetec. Além de ter coordenado diversos projetos internacionais de colaboração incluindo países como: Alemanha, Espanha, Itália e Uruguai. É representante do Brasil na International Maritme Organization (IMO) para discussões sobre Embarcações Autônomas e suas legislações.

    No Ensino da FURG, participou da criação de dois cursos de graduação e três programas de pós-graduação. Junto ao C3, coordenou os programas de pós-graduação da unidade e atuou na sua direção por 12 anos.

    Em 2020 recebeu o prêmio Destaque Pesquisador Gaúcho 2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) pelas suas contribuições em Inteligência Artificial.

    Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/silvia-botelho-e-a-professora-homenageada-da-22-mpu

  • CAPES avalia PPGComp como nota 4

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados finais da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017-2020. O PPGComp passou de nota 3 para nota 4, demonstrando o processo de consolidação do programa. 

    Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/resultado-final-da-avaliacao-quadrienal-capes-consolida-excelentes-indices-da-pos-graduacao-da-furg