Silvia Botelho, docente do PPGComp, é a professora homenageada da 22ª MPU

Composta por oito eventos, a 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU), acontece de 25 a 27 de outubro, e volta seu foco nesta edição para os diferentes tipos de inteligências, como a inteligência emocional, coletiva, humana e artificial, o que culmina no tema: “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”. Para celebrar esta escolha, na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Danilo Giroldo formalizou o convite à professora Silvia Botelho para ser a homenageada do ano.

Nesta edição, a Mostra propõe refletir acerca do uso da inteligência artificial, os limites éticos, bem como a interface das várias inteligências, seus valores intrínsecos e indissociáveis. O tema permite também a discussão dos desafios e das necessidades da universidade frente às profundas e rápidas transformações que este cenário propõe. E para isso, é necessário debater não apenas a temática da inteligência artificial, mas também, como integrar as inteligências que compõe os mais variados processos que refletem dentro e fora dos muros da instituição.

Sobre a Homenageada

Bolsista de Produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Silvia Botelho graduou-se em Engenharia Elétrica, no ano de 1991. No ano seguinte, em 1992, teve a oportunidade de ingressar na docência da FURG. Em 1996 concluiu o mestrado em Ciências da Computação, e no ano 2000, concluiu o doutorado na área de Robótica, Informática e Telecomunicações – este pelo Centre National de la Recherche Scientifique, na França.

Atualmente, Silvia é professora titular do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3) e diretora do iTec, projeto este que concebeu e institucionalizou; contando com uma carteira de mais de R$20 milhões em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) com empresas do Brasil e do exterior, dois grandes programas de formação de pessoas (PRH/ANP e Embrapii/MEC), incubação e inovação aberta. Também participa do Comitê Operacional do Oceantec e do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação.

Nos últimos cinco anos, Silvia contabiliza seis patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de startups como: IGrow, AuRos, MProject e Demetec. Além de ter coordenado diversos projetos internacionais de colaboração incluindo países como: Alemanha, Espanha, Itália e Uruguai. É representante do Brasil na International Maritme Organization (IMO) para discussões sobre Embarcações Autônomas e suas legislações.

No Ensino da FURG, participou da criação de dois cursos de graduação e três programas de pós-graduação. Junto ao C3, coordenou os programas de pós-graduação da unidade e atuou na sua direção por 12 anos.

Em 2020 recebeu o prêmio Destaque Pesquisador Gaúcho 2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) pelas suas contribuições em Inteligência Artificial.

Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/silvia-botelho-e-a-professora-homenageada-da-22-mpu