Autor: Derlain Monteiro de Lemos (Currículo Lattes)
Resumo
O ser humano é dotado de cinco sentidos, o que permite captar a realidade do mundo a sua volta. A visão é um dos mais importantes sentidos do indivíduo para o seu desenvolvimento, tanto cognitivo como social. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizado em 2019, 3,4% da população do país possui algum tipo de deficiência visual, o equivalente a 6,978 milhões de brasileiros. Esta parcela significativa da população enfrenta continuamente dificuldades no cotidiano, desde locomoção,comunicação, acesso à informação, direitos sociais como cultura, lazer, educação. Os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) emergem como soluções destinadas a mitigar tais desafios. Este trabalho visa desenvolver Recursos Didáticos que incorporam informações em áudio e elementos interativos, sendo disponibilizados como Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência visual. Uma Revisão Sistemática da Literatura foi conduzida,identificando os recursos de Tecnologia Assistiva mais empregados e compreendendo a utilização de Recursos Didáticos voltados para pessoas com deficiência visual, incluindo a integração de Tecnologias Digitais em diversos contextos. Quanto à metodologia,trata-se de uma abordagem Quali-Quantitativa de natureza aplicada, com caráter exploratório nos objetivos e experimental nos procedimentos. Após o estudo dos componentes e protocolos de comunicação, foi desenvolvido um protótipo do recurso didático, permitindo a realização de testes de funcionamento. Foram realizadas 2 avaliações, sendo a primeira executada por especialistas e a segunda por pessoas com deficiência visual. Os resultados obtidos nas avaliações demonstraram que o objeto desempenhou efetivamente sua função. Os testes destacaram algumas limitações, gerando sugestões valiosas para aprimoramento do projeto. Este processo iterativo de refinamento contribuiu para a otimização contínua do dispositivo, alinhando-se de forma mais precisa às expectativas e demandas do público-alvo.