Dissertação - Imerso no Mar: um jogo imersivo sobre preservação dos oceanos

Autor: Leonardo Silveira Chagas (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo sério com o uso de realidade virtual com o intuito de informar os jogadores sobre a importância dos oceanos, bem como, a definição das etapas necessárias para o desenvolvimento de um jogo educativo por meio de um metamodelo. Para auxiliar com o desenvolvimento do jogo, uma revisão sistemática da literatura foi realizada, de forma a encontrar textos com temáticas semelhantes. Os textos escolhidos na revisão sistemática foram analisados, buscando encontrar as metodologias educacionais utilizadas, quais tecnologias foram usadas, áreas que podem ser melhoradas e a eficácia dos jogos em realidade virtual como ferramentas de aprendizado. Os dados coletados foram utilizados para realizar um melhor planejamento do jogo proposto, com a utilização da metodologia Game Design Document e um fluxograma de cenas. Neste trabalho, o desenvolvimento do jogo foi detalhado, demonstrando os pacotes que foram utilizados e como funcionalidades específicas foram construídas, bem como as inspirações por trás das interfaces do jogo, baseadas em aspectos dos oceanos. Para finalizar, são apresentados os testes realizados com alunos da Universidade Federal do Rio Grande e a análise obtida, onde foi possível perceber que os alunos gostaram do jogo, entretanto, devido a escolha dos participantes dos testes não foi possível concluir o impacto que o jogo tem no conhecimento sobre os oceanos.

TEXTO COMPLETO
Palavras-chaveJogos sériosRealidade virtualOceanos